quarta-feira, 29 de julho de 2009

INTRODUÇÃO

Por muitos séculos tudo o que se sabia de história antiga era i que a Bíblia dizia e mais aquilo que os gregos e romanos escreveram. De todos os historiadores da antiguidade, praticamente o único que se podia ler era Heródoto, pois as escritas cuneiformes dos assírios e babilônios e mais os hieróglifos egípcios ainda não tinham sido traduzidos.

Na Idade Moderna com o surgimento do racionalismo, a Bíblia passou por duras críticas que tentava ridicularizar as suas histórias, principalmente o Antigo Testamento. Mas chegando na Idade Contemporânea, uma nova ciência começa a nascer: A ARQUEOLOGIA.





Como a medicina separou-se da feitiçaria e como a astronomia separou-se da astrologia, assim convinha que esta nova ciência se separasse dos mitos e das idéias pré-concebidas que se tinha a respeito da Bíblia.

Werner Keller, autor da consagrada obra “e a Bíblia tinha razão...” diz no prefácio do seu famoso livro: “O povo judeu escreveu sua história somente em relação a Jeová e sob a óptica de seus pecados e sua expiação. Mas esses acontecimentos são historicamente genuínos e tem se revelado de uma exatidão verdadeiramente espantosa.”

O professor Jalmar Bowden da faculdade de teologia da Igreja Metodista do Brasil fez os seguintes comentários a respeito da importância e objetivos da ARQUEOLOGIA BÍBLICA: “A arqueologia é o estudo científico de coisas que esclarecem a vida humana do passado, especialmente de tempos pré-históricos. Diz-nos a Bíblia de como Deus se revelou aos homens no passado remoto e de como a religião verdadeira se desenvolveu entre os homens. A arqueologia, portanto, pode tornar mais compreensível o livro dos livros. A arqueologia bíblica é o ramo da Arqueologia Geral. É o estudo científico das coisas do passado que podem, direta ou indiretamente, facilitar o estudo e compreensão da Bíblia.”


A Arqueologia Bíblica trouxe mais respeito para com a Bíblia, hoje em dia nenhuma pessoa realmente culta e inteligente seria capaz de chamar de lendas as histórias bíblicas. Recentemente em 1992 um dos maiores arqueólogos da atualidade da França esteve no Brasil e em entrevista ao importante jornal O Estado de São Paulo declarou em uma matéria de uma página inteira dizendo que tinha convicção que Moisés atravessou o Mar Vermelho com todo o povo de Israel. O Dr. Joachim Reberk da Alemanha também declarou:




“Desde as gerações, a Bíblia está sendo testado pela ciência crítica e, sem dúvida. Ela pode se gabar de ser uma das obras mais divulgadas, mais vendidas, bem como, de longe, melhor e mais profundamente pesquisada da literatura universal...Quanto a isto, cabe rebater um mau costume dos nossos dias, recentemente manifestado na qualificação depreciativa da Bíblia, considerando-a menos que um livro de história.”