quarta-feira, 17 de março de 2010

RIOS DO ÉDEN

A procura pelo paraíso perdido estimulou a imaginação de muitas pessoas. Logo que as Américas foram descobertas muitos acharam que se tratava do próprio paraíso, outros já afirmaram que a floresta Amazônica é o Éden. Contudo quando o homem branco se emprenhou mata a dentro perceberam que do jardim do Éden só uma coisa era semelhante, as muitas árvores.

Parasitas, animais selvagens, barreiras geográficas fazem da Amazônia um verdadeiro inferno para o estilo de vida moderna. Mas deixando a especulação barata, observamos os fatos. A Bíblia diz que saiam 4 rios do jardim do Éden. Agora onde existe este lugar na terra??? Ao que sabe, nenhum lugar. Principalmente porque a Bíblia cita o nome de dois rios que saiam do Éden e que são conhecidos pelos estudantes da Bíblia.

O Eufrates e o Tigre.




Entretanto as nascentes destes rios são distintas, como conciliar esta atual realidade geográfica com o texto bíblico??? – Após a queda de Adão o planeta Terra e toda a natureza animal e vegetal também sofreram os efeitos da maldição [ Gênesis 3.15-19 ]. Os geólogos concordaram que em um passado remoto todos os continentes eram unidos ate que foram se dividindo e ate hoje os continentes continuam se movendo.

A Bíblia fala de uma época em que a Terra se repartiu [ Gênesis 10.25 ]. Assim é absolutamente lógico que com as modificações ocorridas na crosta da Terra, ficou difícil localizar precisamente o jardim do Éden.

TERRA CAÓTICA

HISTÓRIASCONFIRMADAS
Como já falamos anteriormente muitos fatos da bíblia estão confirmados com provas materiais, entretanto por falta de espaço este nosso estudo de arqueologia do centro educacional mundial somente relacionamos aqui alguns casos que julgamos interessante.

A TERRA CAÓTICA

Possivelmente se não fosse descoberto os fosseis dos animais pré-históricos certamente nunca compreenderíamos o verdadeiro significado de Gênesis 1.2, pois fala de uma época em que a terra ficou “sem forma e vazia”. Quando foram desenterrados os fosseis dos dinossauros, tiranosauros e outros tantos animais extintos só havia então uma explicação cabível:
Estes animais foram exterminados no momento que Satanás fora precipitado no planeta Terra e cheios de fúrias, ele e seus anjos provocaram alguma catástrofe que liquidou com todos os animais. Tentar relacionar o extermínio dos animais pré-histórico com o dilúvio como fazem as Testemunhas de Jeová é prova cabal de ignorância de historia e paleontolologia. Não crer na existência dos animais pré-históricos é o mesmo que afirmar que não concluiu os estudos primários da escola.

terça-feira, 16 de março de 2010

CONSTRUÇÃO ANTIGA E SUBMERSA

Cela deviendrait alors la plus vieille structure jamais construite par l’homme, plus ancienne de 7000 ans que les pyramides de Gizeh et tendrait à prouver l’existence d’une civilisation antérieur inconnue? Beaucoup de scientifiques commencent à croire, cela nous ramènerait 12.000 ans en arrière quand cette zone était encore au-dessus du niveau de la mer, avant la fin de l’âge glaciaire. la suite de la vidéo sur http://geoarmonie.free.fr






Une pyramide soumarine de 12.000 ans archéologie 2008 - Voila
Le mystère de la structure de Yonaguni reste un mytère.

Cela deviendrait alors la plus vieille structure jamais construite par l’homme, plus ancienne de 7000 ans que les pyramides de Gizeh et tendrait à prouver l’existence d’une civilisation antérieur inconnue? Beaucoup de scientifiques commencent à croire, cela nous ramènerait 12.000 ans en arrière quand cette zone était encore au-dessus du niveau de la mer, avant la fin de l’âge glaciaire. la suite de la vidéo sur http://geoarmonie.free.fr

quinta-feira, 11 de março de 2010

SÍTIO ARQUEOLÓGICO SANTA MARINA/SC/BR

Sítio Arqueológico Santa Marina
O Santa Marina foi alvo de salvamento arqueológico em 1998, sob a coordenação dos arqueólogos Paulo Zanettini e Erika M. Gonzalez - Zanettini/Documento Arqueologia, com endosso institucional do Núcleo de Arqueologia da Universidade Brás Cubas - NAUBC/UBC. Foram realizadas pesquisas em 20% de seu território.
Pesquisas arqueológicas realizadas no Jardim Santa Marina conduziram à descoberta de milhares de objetos deixados pelos antigos povoadores de Jacareí.
Além de fragmentos de potes, tigelas e outros utensílios que nos ajudam a entender e conhecer melhor o modo de vida dos indígenas, os arqueólogos conseguiram resgatar uma urna funerária - um grande pote de barro, onde eram enterrados os mortos com suas oferendas.
O Sítio arqueológico Santa Marina é o mais antigo conhecido em todo o Vale do Paraíba, contando com aproximadamente 520 anos de idade. Portanto, podemos afirmar que os moradores dessa aldeia assistiram ao nascimento do Brasil.
A Mônaco Siani e Desur, patrocinadoras das pesquisas em Santa Marina, estão orgulhosos em poder contribuir com
essas importantes descobertas,que permitem ampliar o conhecimento sobre o passado de Jacareí, ajudando a reescrever a história do município e, porque não, do próprio Vale do Paraíba.

fonte:
http://www.fundacaocultural.com.br/web/index.php?option=com_content&view=article&id=72&Itemid=73


----------------------------------





Sítio Arqueológico Santa Marina

Lat:
23 24´01´´
Lon:
40 44´58´´
UTME:
321998
UTMN:
7401876
Zona:
24
Município:
Jacareí
UF:
SP
Localidade:
Bairro Jardim Santa Marina
Árera m2:
400000
Curso d'agua
Córrego Guatinga
Vegetação:
gramíneas
Unidade Geomorfológica
colina
Compartilhamento:
platô
Altitude SNM:
650
Tipo:
pré-histórico cerâmico
Uso principal:
pasto
Fator de destruição principal:
depósito de lixo e entulho
Fator de destruição secundário:
loteamento da área
Bibliografia:
Fundação Cultural de Jacarey
Observação:
Obs.: 2 UTMs


fonte:
http://www.arqueologiasp.org/arqueologia/v1/sitios-arqueologicos/default.asp

SÍTIO LÍTICO EM ITUIUTABA/MG/BR

Em Ituiutaba, Minas Gerais, arqueólogos descobriram vestígios da história pré-colombiana. Os 41 sítios arqueológicos existente no município veio comprovar com mais detalhes que o povo Caiapós já estavam estabelecidos desde os tempos pré-colombianos.

Os trabalhos de escavações ali realizados são autorizados pelo IPHAN, tendo a coordenação do doutor em Arqueologia Marcelo Fagundes. Os sítios arqueológicos estão entre os rios Tijuco Santa Rita, Retiro, Água Amarela, José Paula, Rio da Prata, Córrego do Bugre, Região do São Lourenço, Praião e Região do Monjolinho.

A cidade de possui o Museu Antropológico de Ituiutaba - MUSAI - Avenida 03, s/n, Centro e os arqueólogos daquele museu concluíram que se tais sítios eram assentamentos líticos e lito-cerâmicos, o que mostra a antiguidade daquela comunidade.

“ Ituiutaba foi um grande centro de povos indígenas no passado, pois ainda existem sítios que não foram pesquisados e nem registrados, podendo esse número aumentar consideravelmente”, afirmou o Marcelo Fagundes.






O material lítico colhido se trata de raspadores, lâminas e plainas que estão sendo catalogados, tombados e preservados no Museu da cidade. Estes objetos estão relacionados aos caiapós que mesmo nômades, viviam entre os rios Tijuco e Paranaíba onde caçavam, pescavam, colhiam frutos e cultivavam a mandioca. Somente em 1820 os brancos chegaram e findou-se estas comunidades que agora estão sendo desenterradas pela arqueologia.

Infelizmente pouco restou dos vestígios desta civilização, mas os objetos líticos e cerâmicos esta ajudando a descobrirmos como eles viviam. O material descoberto agora em 2009 esta em fase de Curadoria (processo de limpeza, tombamento e registro).

As recentes descobertas neste sítios arqueológicos de Ituiutaba está possibilitando a criação de um projeto Educacional de ensinar a História Pré-histórica de Ituiutaba.

FONTES:
Wikipédia
http://www.jornaldopontal.com.br/
http://www.jornada.mg.gov.br
http://www.camaraituiutaba.com.br/

quinta-feira, 4 de março de 2010

DOUTORADO EM ARQUEOLOGIA

Já tive oportunidade de estudar ARQUEOLOGIA BÍBLICA quando cursei a faculade de TEOLOGIA, além do que matenho um blog com informações arqueológicas do Oriente Médio e desconhecia esta informação que você nos trouxe para o fórum. Das ciências que ramificam-se da História uma das que mais me atrai é justamente a Arqueologia do Oriente Médio, até porque o grau de preservação propiciada pelo clima e topografia, além das primeiras civilzações que se conhecem terem surgido naquela região do mundo, tudo isso facilita as buscas arqueológicas e em especial em Israel.


Tenho pensado em fazer na sequência do Curso de História doutorado em Arqueologia, já estive vendo uns sites nos Estados Unidos, França e Israel, ma aqui no Brasil a PUC já criou esta opção.

Valdemir