terça-feira, 13 de março de 2012

SITES DE PESQUISAS HISTÓRICAS

SITES DE PESQUISAS HISTÓRICAS

O Escriba Valdemir Mota de Menezes indica três sites de pesquisas:

Consultando a lista apresentada no site:http://www.ifch.unicamp.br/ihb/links.htm selecionei três links que após "navegar" em suas páginas, eu os recomendaria pelos motivos abaixo exposto:

http://www.itaucultural.org.br/arqueologia/

Trata de informações sobre sítios arqueológicos no Brasil, por meio deste site você fica atualizado com informações relevantes sobre a arqueologia no Brasil. O texto é claro e tem muitas ilustrações com fotos dos sítios pesquisados. O site ainda possibilita os usuários a opção de navegá-lo em português, espanhol ou inglês. Li o texto sobre a Guerra dos Canudos e estava bem ilustrado com fotografias aereas do local.




http://www.crl.edu/brazil

Este é um site também revestido de oficialidade, nele esta digitado milhares de documentos do Brasil e suas províncias, existem documentos do século XIX, muitos são atas de órgãos públicos e câmera dos deputados. É um estudo da documentografia oficial do país. Visitando este site, não perdi a oportunidade de ler uma Ata da Assembléia Legislativa da Província de Sergipe, nos idos do início do século XIX.



http://www.funai.gov.br/

A Fundação Nacional do Índio é um órgão oficial do Governo Federal brasileiro que trata de políticas públicas para as questões indígenas. Neste site podemos acompanhar as notícias, livros, personagens, leis e tudo relativo ao índio e o governo do Brasil. Considero útil, pois o Governo por este site dá uma resposta a sociedade, como o governo esta tratando as populações indígenas.



APICAÇÃO PEDAGÓGICA

Pedagogicamente estes sites podem ser utilizados como ferramentas para auxiliar no processo de educação.

No site de Arqueologia poderíamos propor aos alunos que fizessem trabalho em grupo, escolhendo um tema do site e que os componentes do grupos elaborasse uma pesquisa dando destaque em fotografias e mapas do sítio arqueológico.

No site de documentos digitalizados, poderíamos propor aos alunos que efetuassem pesquisa em um dos documentos e apresentasse um resumo da abordagem feita no documento.

No site da Funai existe subsídios para um grupo de alunos apresente um panorama atualizado sobre a questões indígenas informando: quais as terras indígenas, quantidade de índios, línguas faladas, cultura e costumes e outras abordagens.