segunda-feira, 19 de outubro de 2009

ABRAÃO

ABRAÃO


Oestudo da vida de Abraão e a comprovação arqueológica da sua existência é suamente importante para nossos dias haja vista que em Abraão repousa as promessas de Deus para os cristãos e humanamente falando as três maiores religiões do mundo estão assentadas na pedra Abraão.

LEITURA BÍBLICA



“Harã morreu antes de seu pai Tera, na terra do seu nascimento, em UR DOS CALDEUS. (Gênesis 11.28)”.

“Depois da morte de Abraão, Deus abençoou Isaque, seu filho; e habitava Isaque junto a Beer-laai-Rói” (Gênesis 25.11).

A – UR DOS CALDEUS






A primeira dúvida que havia com respeito a história de Abraão era a cidade de Ur, qualquer pessoa intelectual dos séculos da pós-renascença duvidava da existência desta cidade até que...as pedras mudas e documentos velhos começaram a falar!

Em 1850 o francês Champollion decifrou os hieróglifos e Rawlinson solucionou a interpretação da escrita cuneiforme, daí por diante a ciência chamada arqueologia começou sua majestosa ascensão para trazer aos homens a verdade sobre as suas origens.





Em 1854 o consul inglês J. E. Taylor em missão pelo museu britânicode Londre iniciou as escavações na Mesopotamia e muitas outras expedições forma organizadas até que em 1923 uma expediçào anglo-americana começou a trabalhar no TELL AL MUQAYYAR e após 6 anos de pesquisas essa expedição de Wooley descobriu um recinto sagrado com os restos de 5 templos construido pelo rei Ur-Nammu.

Esses templos possuiam fornos para cozer pão que segundo o relatório de Woolley: “depois de 38 séculos podia se acender novamente o fogo ali”.

As investigações também constataram que ainda não se conhecia a moeda cunhada, porém, UR foi uma das cidades com as casas mais confortáveis do mundo antigo, a maioria das casas possuiam dois andares e tinham de 13 a 14 cômodos!!!




Wooley escreveu sobre a UR de Abraão: “Vendo em que ambiente requintada passou (Abraão) a juventude, devemos modificar nossa concepção dos patriarcas hebreus, Abraão foi cidadão de uma grande cidade e herdou a tradiçào de uma civilização antiga e altamente organizada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário