domingo, 31 de janeiro de 2010

JERUSALÉM

Foi o capitão inglês Warrem que descobriu como Jerusalém foi parar na mãos do rei Davi, porque até então o significado de II Samuel 5.8 ainda era misterioso. Lutero traduziu a palavra hebraica “sinnor” por goteira, mas que posteiriomente foi melhor traduzido por “canal”. Entretanto onde ficava este canal que ligava o interior de Jerusalém com a parte exterior fora da muralha ??? Em 1867 o capitão Warrem visitou a famosa fonte da virgem e notou que havia um buraco escuro, poucos metros acima do luger onde brotava a água. Alguns anos depois o inglês Parker, em1916, enviado pela Palestina Exploration Fund concluiu que o canal havia sido construído pelos habitantes de Jerusalém para que, quando sitiados pudessem chegar sem perigo à fonte vital.

Um problema ainda ficou pendente é que mesmo que os soldados de Davi passasse pelo canal eles ainda estavam fora da cidade. Mas finalmente da década de 60 Kathleen M. Kenyon após várias escavações descobriu uma muralha bem mais antiga. Assim os homens de Davi que passaram pelo acesso ao poço não se encontraram diante, mais assim um bom trecho atrás da muralha de Jerusalém e, portanto, dentro da cidade.





Jerusalém sem duvida é um das cidades mais importantes do mundo não somente nos dias de hoje como também em todos os tempos. Herodes Agripa I quando escreveu uma carta ao imperador Calígula disse: “Jerusalém não é só a capital da Judéia, mas também da maioria dos paises do mundo, em virtude das colônias.que no devido tempo enviou para países vizinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário