quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

CILINDRO DE CIRO

Teerã cortou suas relações com o Museu Britânico
O cilindro de Ciro, o tema de disputa entre Teerã e o Museu Britânico.

Por RFI

O cilindro de Ciro, atualmente na posse do Museu Britânico é considerada a mais antiga declaração dos direitos humanos no mundo. A tabuleta de argila contém a proclamação do rei persa Ciro II, escrito após sua conquista da Babilônia em 539 aC. O cilindro precioso estava emprestado para o Museu Nacional de Teerão, há vários meses. O chefe de patrimônio do Irã, anuncia o rompimento das relações com o estabelecimento de Londres e ameaça apresentar uma queixa junto da Unesco.

Em janeiro de 2009, o diretor do British Museum, concorda em emprestar o cilindro valioso para Teerã. Em seguida, é recebido com grande pompa na capital iraniana, com chá de hortelã e doces orientais.

Mas as relações diplomáticas vai estragar rapidamente. Na seqüência dos eventos, se multiplicam os conflitos e as relações políticas entre os dois países tornaram-se tensas. A transferência do cilindro de Ciro foi adiada várias vezes. A data foi finalmente marcada para julho 10, 2010.





Alguns historiadores afirmam que, mesmo o cilindro arqueológico, considerado como único, teria sido copiado. Neste contexto, o diretor do British Museum deseja realizar investigação em suas reservas para encontrar quaisquer outros fragmentos. Mas o chefe do património do Irã não entende dessa maneira. Ele nega os fatos afirmando que esta é apenas uma retaliação, principalmente por causa da questão nuclear.

Alguns dias atrás, os britânicos tentaram, mais uma vez trazer a declaração dos direitos humanos publicada por parte do fundador do Império Persa, mas ainda estão à espera

Nenhum comentário:

Postar um comentário