quinta-feira, 11 de março de 2010

SÍTIO LÍTICO EM ITUIUTABA/MG/BR

Em Ituiutaba, Minas Gerais, arqueólogos descobriram vestígios da história pré-colombiana. Os 41 sítios arqueológicos existente no município veio comprovar com mais detalhes que o povo Caiapós já estavam estabelecidos desde os tempos pré-colombianos.

Os trabalhos de escavações ali realizados são autorizados pelo IPHAN, tendo a coordenação do doutor em Arqueologia Marcelo Fagundes. Os sítios arqueológicos estão entre os rios Tijuco Santa Rita, Retiro, Água Amarela, José Paula, Rio da Prata, Córrego do Bugre, Região do São Lourenço, Praião e Região do Monjolinho.

A cidade de possui o Museu Antropológico de Ituiutaba - MUSAI - Avenida 03, s/n, Centro e os arqueólogos daquele museu concluíram que se tais sítios eram assentamentos líticos e lito-cerâmicos, o que mostra a antiguidade daquela comunidade.

“ Ituiutaba foi um grande centro de povos indígenas no passado, pois ainda existem sítios que não foram pesquisados e nem registrados, podendo esse número aumentar consideravelmente”, afirmou o Marcelo Fagundes.






O material lítico colhido se trata de raspadores, lâminas e plainas que estão sendo catalogados, tombados e preservados no Museu da cidade. Estes objetos estão relacionados aos caiapós que mesmo nômades, viviam entre os rios Tijuco e Paranaíba onde caçavam, pescavam, colhiam frutos e cultivavam a mandioca. Somente em 1820 os brancos chegaram e findou-se estas comunidades que agora estão sendo desenterradas pela arqueologia.

Infelizmente pouco restou dos vestígios desta civilização, mas os objetos líticos e cerâmicos esta ajudando a descobrirmos como eles viviam. O material descoberto agora em 2009 esta em fase de Curadoria (processo de limpeza, tombamento e registro).

As recentes descobertas neste sítios arqueológicos de Ituiutaba está possibilitando a criação de um projeto Educacional de ensinar a História Pré-histórica de Ituiutaba.

FONTES:
Wikipédia
http://www.jornaldopontal.com.br/
http://www.jornada.mg.gov.br
http://www.camaraituiutaba.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário