segunda-feira, 30 de novembro de 2009

METODOLOGIA ARQUEOLÓGICA

Cada ciência ela tem o seu método de pesquisa. A metodologia científica difere de um ramo para outro. Assim quando estudamos física, estudamos baseado em fatos que poder ser repetidos continuamente. Já não é o caso da parapsicologia, pois as forças paranormais não se manifestam a qualquer hora, ela é mais espontânea. A arqueologia também tem seus métodos utilizados no estudo e na pesquisa arqueológicas.

1 – ARQUITETURA

A ciência que mais contribui para o resgate da história é a arqueologia e um dos meios pela qual a arqueologia mais se baseia é a arquitetura. O estilo de cada povo era diferente o que caracteriza os diversos estilos que houve na história.

A – EGITO

Os principais pontos turísticos do Egito são as milenares pirâmides, alem dos templos e palácios que existem até hoje, cuja origem remontam a milênios atrás. Existem dezenas e dezenas de pirâmides no Egito que eram túmulos para os faraós. Entretanto, as três maiores não têm origem humana, mas em uma força sobrenatural satânica, o numero de pesquisadores arqueológicos que chegam a conclusão que as três grandes pirâmides se tratam de uma arquitetura sobre-humana.

É cada vez maior o numero de esotéricos que recorrem as “forças das pirâmides”. Estas pirâmides foram construídas com poder e orientação de Satanás.

Pois que veículo da Idade Antiga transportaria blocos de 80 a 100 toneladas?

Que tipo de serra elétrica ou raio laser os antigos possuíam para cortar e lapidar centenas de blocos gigantes e deixa-las lisas como a face de uma lamina de gillete?

ASSÍRIA

A arquitetura assíria também era bastante desenvolvida, mas não se comparava com a egípcia. Os seus templos e palácios eram construídos de tijolos, por ser escassa a pedra na região.

PERSIA

A arte em geral na Pérsia recebeu a influência de vários povos como assírios, hititas, babilônios e egípcios. As duas principais construções foram os palácios de em Pasárgada e o palácio de Dario em Persépolis.


GRECIA
A Grécia possuía 3 estilos de construções: o dórico, o jônico e o corintio. Este ultimo originado da cidade de Corinto e era o estilo mais recente.

ROMA

Os romanos receberam a influência dos gregos e etruscos que eram bons arquitetos. Deste os romanos herdaram o ARCO que possibilitava cobrir um espaço mais amplo e construir esgotos e pontes. As principais construções dos romanos eram:
os teatros: Onde se representava drama e etc...
Os anfiteatros: Via-se lutas de gladiadores.
Os circos: Disputava-se corridas de bigas ( carros )
As basílicas: Realizava-se sessões jurídicas
Os arcos de triunfo: Monumentos para comemorar vitórias


BIZANCIO
O império bizantino desenvolveu enormemente a arquitetura influenciando posteriormente o mundo ocidental e o mundo oriental. Como exemplo temos nos dias de hoje a basílica de são Pedro em Roma e o capitolio em Washisgton.




MUÇULMANO
O mulçumano alem de ser uma religião também é um povo e uma cultura distinta. A arquitetura mulçumana é voltada para as mesquitas que são decoradas com “arabescos” e figuras geométricas. As inscrições nos templos e palácios assemelham-se à flores imaginarias.

BARROCO
O barroco é um estilo mais recente e que no Brasil pode ser visto em varias cidades pequenas, principalmente em Olinda. No final do século XX já vemos um estilo diferente que emprega estruturas metálicas e o uso mais frequente dos vidros multicores, fume, alumínio e etc...


FILOLOGIA

A filologia é o estudo das línguas e da literatura como instrumentos de manifestações culturais. Neste nosso estudo de arqueologia bíblica abordaremos somente sobre os livros antigos que de alguma forma estão relacionados com os acontecimentos descritos na bíblia, e sobre a formação das línguas antigas.

ESCRITA

Os primeiros índicos da escrita apareceram em Canaã, Egito e na Mesopotâmia o que esta plenamente de acordo com as Escrituras Sagradas que indica a região do crescente fértil como o lugar onde se originou a humanidade. O jardim do éden é hoje o mesmo local onde se localiza o Iraque. Os antigos documentos eram registrados nos seguintes materiais:

PEDRAS E BARROS

Existe uma ciência a parte da arqueologia chamada EPIGRAFIA que estuda as escritas em materiais pesados. Existem ainda hoje cartas escritas em Canaã enviadas para o Egito datado de uma época anterior de Abraão. Entretanto são cartas pesando alguns quilos. Mas o que se tinha para ler dava na metade de uma folha de caderno. A escrita no barro seguia o processo de escrever em barro mole e depois levado ao forno, só após resfriar é que a carta estava pronta.

Centenas de estátuas traziam inscrições no pedestal. Nos templos e palácios também se faziam inscrições. Hoje, nós devemos dar graças a Deus por todo este trabalho que os nossos antepassados tiveram em escrever em pedras, pois se fossem escritas nas míseras folhas de papel do mundo moderno com certeza não sobraria uma para CONTAR HISTÓRIA.

PAPIROS

O papiro é o ancestral mais próximo do papel, inclusive na semelhança das palavras. O papiro era uma planta que antigamente nascia em abundancia nas proximidades do rio Nilo enraizando-se no lodo do rio. A planta chamava-se junco, sendo citada na Bíblia em Êxodo 2.3; Jó 8.11; Isaías 18.2.





PERGAMINHO

O pergaminho era feito de pele de ovelhas ou cabritos, após ser retirada a pele do animal, era mergulhada em solução de cal para remover os pelos, depois limpava-se com faca, depois lavava-se e punham à secar, posteriormente era estendida e polida.

O pergaminho foi introduzido no mundo da escrita devido a escassez do papiro (Heródoto 5.58) e a princípio vinha da cidade de Pérgamo e era chamada de CHARTAE PERGAMENAE de onde se derivou o nome pergaminho.

Com o passar do tempo os judeus passaram a usar o pergaminho para os manuscritos dos livros sagrados. Se alguém quiser ver algum manuscrito só basta ir em alguma sinagoga(se tiver uma em sua cidade)e até os dias de hoje os judeus fazem o Tora (Cinco livros de Moisés) em pergaminho.

Os pergaminhos também possuem uma capacidade de durabilidade bastante significativa Foram encontrados muitos desses em potes debaixo de escombros.



LITERATURA





Citaremos uma lista de diversos ramos da literatura e os respectivos escritores e a sua nacionalidade.

FILOSOFIA

Ptahhotep: “Máximas da ptahhotep (egípcios)”
Tales de ililieto: (640 a 548) é o mais antigo dos filósofos (gregos)
Sócrates: ( 470 a 399) hada escreveu, sua doutrina chegou ate nos por intermédios dos discípulos.
Platão (426 a 347) escreveu:“Apologia”, “A República”, “Banquete” e etc..(grego)
Aristóteles (384 a 322 a .C) escreveu “Lógica”, “Física”, “Metafísica”, “Retórica” e “Moral” (grego)
Sêneca (4 a 65 d. C.) escreveu Cartas a Lucílio (Era romano)
Epíteto (século I d. C.) sua idéias foram condensadas no Manual de Epíteto (romano)

LITERATURA SOBRE RELIGIÃO

Amenófis IV, escreveu “Hino ao Sol”(Egito)
Talmud – Surgiu depois do cativeiro. É na verdade uma coleção de tradições rabínicas (Israel)
Gilgamesh – escreveu a Epopéia de Gilgamesh (Assíria)

LITERATURA DE DIREITO

Hamurabi – É uma mescla de leis sumerianas e de tradições semitas contendo 282 leis. Chama-se “Código de Hamurabi”

Sálvio Juliano – Autor do “Édito Perpétuo” (Romano)
Gaio – Autor de INSTITUIÇÕES (Romano)


LITERATURA DE HISTÓRIA

Heródoto (484 a 425 a .C.) – Autor de Exposições de Pesquisas (Grego)
Xenofonte (430 a 255 a .C.) – Entre as suas várias obras está: “Ciropédia”e “Tratado de Caça” (grego)
Tucídeiles (460 a 396 a .C.) – Escreveu “História da Guerra do Peloponeso”
César (104 a 44 a .C.) Escreveu “Guerras da Cília” (romano)
Salústio (86 a 34 a. C.) Autor de “Conjuração da Catarina”e “Vida de Jugurta”(romano)
Tito Lívio (59 a 17 a .C.) – Escreveu “História de Roma” (romano)
Tácito (55 a 120 d .C.) Autor de “Germânia” e entre outros do “Anais”. Neste último Tácito cita que Jesus foi morto sob Póncio Pilatos.
Suetônio (69 a 141 d. C.) Autor de “A vida dos doze Césares”
Plínio, o jovem (62 a 113 d.C.) Autor de “As cartas”
Plutarco (45 a 125 d.C) Nascido na Grécia sob o domínio romano, escreveu “Vidas Paralelas”


LITERATURA DE MEDICINA

Hipócrates de Cós (460 a 377 a. C.) Escreveu “Tratado dos Ares”, “Lugares”, “Das águas” e “Aforismos”
Empédocles (século V a C) Grécia
Acmeón (século VI a C.) Grécia
Rhazes, Averróis e Avicena – Todos árabes.

LITERATURA DE POESIA LÍRICA

Píndaro (521 a 441 a C.) escreveu “Olimpíadas”, “Píticas”, “Istímicas” e Neméias (Grego)
Safo (século VII a C) Rival de Alceu (grego)
Alceu (630 a 560 a C) Deixou canções (Grego)
Anacreonte (560 a 478 a C) “Anacreônticas (grego)
Lívio Andrônico (século III a C) foi um dos primeiros poeta épico de Roma (romano)

LITERATURA DE POESIA ÉPICA E OUTRAS
Homero (século IX a C) Autor de “Ilíada e Odisséia” (grego)
Hesíodo (século VIII) Escreveu “Os trabalhos e os dias”, “Teogonia”e o “Escudo de Hércules” (grego)
Incrécio (96 a 53 aC) Os heróis do seu poema foram os átomos. Escreveu: “Da natureza das Coisas” (romano)
Vírgílio (71 a 19 aC) Autor de Eneida”, “Bucólicas”e “Georgicas”(romano)
Catuto (87 a 54 aC) Autor de “As bodas de Tétis e Peleu” (romano)
Horácio (65 a 8 dC) Autor de “Odes”, “Sátiras” e “Epístolas” (romano)
Propércio (50 a 15 aC) Escreveu “Elegias” (romano)
Ovídio (43 a 104 dC) Autor de “A arte de Amar” e “Metamorfose” (romano)
Marcial (40 a 104 dC) 40 a 104 dC) “Epigramas” (romano)

LITERATURA DE POESIA SATÍRICA

Homero
Juvenal (50 a 130 aC) “ Sátiras” (romano)

3 - GRAVURA

As gravuras ou os relevos também são importantes para a reconstituição da historia. Povos primitivos faziam em cavernas. Desenhos grotescos, os egípcios marcaram seu estilo do desenho por mostrarem sempre as pessoas de perfil, enfim, cada povo e cada época teve um estilo de escultura que auxilia-nos a conhecer melhor os fatos ocorridos na antiguidade.

Certos povos não desenvolveram muito as artes, por motivos religiosos é o caso dos judeus e árabes. Deus mesmo proibia certas representações de escultura pois visava manter o povo longe da pratica da idolatria ( Êxodo 20. 4;números 33.52; Isaias 41.29 ) e para isto o Senhor ordenou expressamente e destruição da imagens que os demais povos faziam. Sem dúvida, é melhor desfazermos de certas “Obras de artes” do que pecarmos seduzidos pelos ídolos do povo. Mas Deus não foi contra a arte e sim contra o uso indevido dela para fins idolátricos. Algumas vezes Deus ordenou a fabricação de certas esculturas, mas para um propósito definido e não para as pessoas se prostarem diante delas e orarem (Números 21.4-9; Êxodo 25.17-22)

A – RELEVO

O relevo é uma obra de escultura ou gravura que ressalta da superfície natural. Os assírios, egípcios, babilônios nos legaram muitos fatos históricos através dos relevos que foram encontrados nos seus palácios e templos.O relevo com arte é inferior a escultura que torneia toda a massa do objeto esculpido.

B – BUSTO


Entre os povos mais antigos não era comum e na verdade nem se quer era possível achar algumas delas nos sítios arqueológicos. Entretanto foram os gregos e romanos os mestres na arte de esculpir BUSTOS. Uma diferença que se pode notar entre os bustos e as esculturas é que estas últimas muitas vezes representavam os seus deuses enquanto os bustos eram dedicados aos seus grandes líderes e heróis.

ESTÁTUA

Assim como a arquitetura, a escultura era feita de materiais resistentes ( em geral pedras) o que possibilitou que tais obras artísticas pudessem chegar até os nossos dias. Examinando uma estátua nós conhecemos o grau de evolução artística de determinado ovo, além de compreender suas crenças e os hábitos de vestimentas e até saber sobre as práticas belicosas (vendo o tipo de armas que eles empregavam). Historicamente o relevo é mais importante do que as estátuas, pois nos relevos podiam ser retratados não somente as pessoas como também o ambiente da época.

GRAVURAS NAS CAVERNAS

Estamos plenamente convicto por razões religiosas e também científica que o homem não é produto de uma evolução biológica, na verdade cientistas tendenciosos é que se interessam em provar esta TEORIA. 50% dos seres humanos desenham pior do que as gravuras encontradas nas cavernas, portanto querer relacionar tais figuras com seres pré-históricos e prova da evolução é bobagem.



4 - GEOGRAFIA

uma ciências por demais importante é a geografia, pois quanto determinado documento antigo cita um rio, um mar ,uma cidade, um monte ou qualquer ponto geográfico, fica mais fácil localizar onde ocorreu determinados fatos históricos. Assim é que determinados acontecimentos ficam para sempre marcados em nossa memória relacionada com um ponto geográfico. Por exemplo, na historia do Brasil: as margens do rio Ipiranga Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil.




Aa mudanças políticas foram muito na historia mas as mudanças geográficas foram bem menores assim é que facilita localizamos os rios citados na Bíblia os rios Jordão , Nilo, Eufrates o mar da Galilaia o mar morto o mar vermelho o mar Mediterâneo os monde das oliveras , Sinai, Hebrom, As cidades de Jerusalém, Roma, Atenas e etc...








A - TERRENO






Um fator que muito contribui para que pudéssemos recuperar muitos dos materiais arqueológicos foi sem duvidas o tipo do terreno. Principalmente no fato da abeia seca daquela região foi fundamental para que pudesse ser preservado vários documentos e inclusive quadros. Se a historia antiga tivesse se desenvolvido por exemplo na região amazônicas dificilmente teríamos hoje tantos achados arqueológicos, pois como índice de chuvas são abundantes nesta região certamente todo material se perderia devido a humildade.




B- ESTRATO



Chama-se estrato as camadas de terra que os arqueólogos cortam como fatias. Cada estrato representa um período de tempo que vai-se cotando do presente recente ao passado distante. Como exemplo vamos citar o trabalho de clarence s Fischer que em 1925 escavou um sitio em Israel. A colina foi cortada centímetro por centímetro. Caleidoscopicamente os séculos foram vindo a tona. Vejam o que foi resgatado nos quatro estratos retirados:
ESTRATO I : continham ruínas do domínio persa e babilônio. { século VI ªc. }
ESTRATO II : submergiu as ruínas da época do domínio assírio. { século VIII ªC. }
ESTRATO III : aparece evidencias do reino independente dos judeus [ século IX ]
ESTRATO IV : foram apostas a descoberta os reinados de Salomão e Davi [ século X ]








MINERALOGIA

A MINERALOGIA também e usada como base para os trabalhos da Arqueologia. Pois e dos minerais que se produziu as ferramentas brasões e moedas cunhadas.



Numismática
Como vimos anteriormente no catalogo das moedas, a arqueologia pesquisa as moedas dos tempos antigos com as finalidade de encontrar a transmissão cultural passada por meio das figuras gravadas nas moedas. É inegável que por uma moeda é um símbolo nacional,assim quem conhece uma moeda de uma nação já tem algum conhecimento da cultura deste povo. Por exemplo: se daqui a alguns séculos nossa civilização desaparecesse e por acesso só sobrasse um catalogo de moedas brasileiras os arqueólogos do futuro entenderiam como foi nossa economia no século XX ( Inflação galopante ).
Retorno a pagina 32 e veja que por meio daquelas figuras e inscrições podemos conhecer um pouco dos seus governadores, suas línguas, suas historias e etc... ainda esta está relacionada a esta ciência a HERALDI que ainda estuda os brasões da nobreza, os estudos e as insignimais e a sigiiografia ciência que estuda os selos.

PALEONTOLOGIA
Compete aos paleontológicos examinar os fosseis dos animais e dos homens. O valor desta pesquisa é que se pode saber como era características de sertãs rasas humanas como também dos animais extintos. Inclusive a voz apurrada investigação pode-se ate mesmo afirmar de que maneira morreu, ossos quebrados podem indicar a morte por espancamento, enfim cada detalhe pode esconder uma historia.






OUTROS METODOS
Outra ciência que esta relacionada com a arqueologia é a diplomática. A diplomática é o estudo dos documentos oficiais, por meio destas cartas que um rei mandava para outros foram desvendados muitos dos mistérios da antiguidade, principalmente após serem trazidos os hieglofios e as escrituras cuneiformes. A fotografias também exilia muito nas pesquisas, por exemplo, todas as vezes em que remove um estrato de terreno todo ele é fotografado centímetro por centímetro, por que nunca mais poderá colocar cada poeira em seu devido lugar. O método do carbono 14 tem sido um axilio fantástico na tarefa de datação materiais que já tiveram vida como os pergaminhos, esqueletos, embarcações de madeira, papiros e etc... os instrumentos os utensílios também são fundamentais para determinar o grau de tecnologia de cada povo. Resumindo podemos dizer que cada detalhe é a chave para a arqueologia ressucitar a historia

Nenhum comentário:

Postar um comentário