segunda-feira, 30 de novembro de 2009

SALOMÃO




Leitura bíblica: (I Reis capítulos 2 ao 11)

Salomão foi um rei que segundo a Bíblia recebeu de Deus o dom da sabedoria e este rei havia pedido a Deus tal com a finalidade de governar o povo. De fato Salomão foi o rei mais sábio que Israel teve, não somente o mais sábio como também o rei mais rico. Werner Keller comenta sobre Salomão dizendo:

“Salomão era um soberano extraordinariamente progressista. Ele possuía a arte verdadeiramente genial de atrair para o seu serviço peritos e especialistas estrangeiros. Está aí o segredo do desenvolvimento súbito e rápido.”

Escavações feitas no TELL EL-HESI, Hazor e Megido mostram que não é exagerada as declarações sobre as frotas de carros e cavalos que o reino de Israel possuía conforme I Reis 9.15; 10.26

I Reis 10.29 esta escrito que Salomão mantinha relações comerciais com os heteus e os sírios e apesar do reino dos heteus (hititas) terem se extinguido em tempos anteriores. Em 1945 o alemão T. Th. Bossart descobriu evidencias de que pequenos países remanescentes do antigo reino hitita ainda existiam.

O reino de Salomão também foi caracterizado pela paz que imperou em todo os seus domínios antigos em acordos de paz e como prova da amizade entre chefes de Estado o dar a filha em casamento. Salomão só queria PAZ. Esta paz contudo custou caro, Salomão acabou se envolvendo com os costumes e religiões das suas centenas de esposas e só para “agradar ao meu benzinho” ele acabou se desviando dos caminhos de Javé Deus (I Reis 11.1-4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário