sexta-feira, 13 de novembro de 2009

MOISÉS

A figura mais importante do Antigo Testamento sem duvida é Moises. Nascido durando a escravidão do povo hebreu no Egito, por providencia divina acabou sento criado pela filha do faraó tornando por adoção, príncipe do Egito. Quando cresceu identificou-se com a causa do seu povo e por matar um egípcio teve que fugir. Após 40 anos refugiado no deserto de Midian ele foi convocado por Deus e ungido com poderes sobrenaturais para liberta os hebreus. Após lançar 10 pragas sobre o reino do Egito, Moises comandou a saída dos hebreus até chegar na fronteira da terra prometida, esta peregrinação chama-se ÊXODO.






LEITURA BIBLICA
(de Êxodo a Deuteronômio)




O nome Moises tem raiz semítica significando “tirar de” entretanto, na língua egípcia significa simplesmente ‘’filho’’. Havia muitos nomes egípcios semelhantes ao de Moisés, tais como : Tutmés, Amásis , Tutmose e etc ...um fato digno de nota na história de Moisés foi a travessia do mar vermelho. Alguns podem perguntar: por quê Moisés em vez de se dirigir para a península do Sinai, não tomou o caminho por terra, e ao contrário,foi se bater nas bordas do mar vermelho?? Desconhecia ele o caminho que dava do Egito a Canãa ???

Não, Moisés aliás, conhecia muito bem a estrada que ligava o Egito com a terra Canaã. Existe um documento descoberto pelos arqueólogos que dá testemunha de uma época anterior a Moises trata-se do escrito de Sinuhe que viveu pelos anos 1980 a .C. portanto, quase 500 anos antes de Moisés. Neste documento já se fala das fortalezas que existiam na fronteira do Egito com a península do Sinai, estas fortalezas eram postos militares ou uma espécie de policia de fronteira para impedir à fuga de escravos como também a invasão de estrangeiros.





Werner Keller no seu livro “ e a Bíblia tinha razão...” diz na pagina 82 “ Uma tentativa para sair a força seria brutalmente impedida pelos hábeis arqueiros e pelas tropas de ligeiros carros de guerras. Foi por essa ração que o profeta ( Moisés ) PREFEITO CONHECEDOR do país, escolheu um caminho completamente desusado. Moisés conduziu os filhos de Israel para o sul, até o mar vermelho, onde não existia muralha.”

A figura de Moisés foi tão importante para a humanidade que muitas editoras quando publicam a biografia de grandes personagens da historia raramente Moisés deixa de contar entres os primeiros. Não crer na existência histórica de Moisés é desconhecer a historia e negar as raízes culturais dos judeus, cristãos e mulçumanos na melhor das hipóteses é ignorância e na pior é a tentativa louca de negar o inegável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário