segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PAULO, O APÓSTOLO

Paulo era judeu com cidadania romana, natural de Tarso, cidade que nos dizeres de Paulo “não era pouco célebre”(Atos 21.39) Na verdade Tarso era uma metrópole, uma inscrição antiga a chamava de “a grande e esplêndida metrópole da Cicília”. Esta cidade ficava aos pés das montanhas do Tauro, no sul da Turquia.

O geógrafo grego Estrabão (63 a . C. à 20 d . C.) refere-se a uma academia de Tarso como sendo tão importante como de Atenas e Alexandria, os centros intelectuais do mundo antigo.

Em Atos 13.14 diz que Paulo e Barnabé pregou em uma cidade chamada Antioquia da Psídia, entretanto, esta cidade desapareceu do mapa por muitos séculos, até que em 1833 Francis V. J. Arandell, capelão inglês de Smirna descobriu-a perto da cidade turca de Jalobatach.

Em Atos 16.12-15 diz que Paulo converteu em Filipos a beira de um rio uma mulher por nome de Lídia. Os arqueólogos franceses foram os que descobriram esta colônia romana e o nome daquele rio na qual Paulo esteve na beira chama-se Gangites. Só citamos estas duas cidades pela qual Paulo passou com a finalidade de provar a autenticidade do “pano de fundo”das viagens missionárias de Paulo. Aliás, um rastreamento arqueológico nos deixa impressionado com a verdacidade das Escrituras quando ela fala de certos detalhes históricos e culturais.





Na cidade de Corinto Paulo acabou tendo problemas com os judeus e foi parar nos tribunais e neste ponto a Bíblia refere-se a Gálio, proconsul da região de Acaia (Peloponeso). Este Gálio de Atos 18.12 era o irmão do filósofo Lucio Aneu Sêneca e o seu nome completo era LUCIUS JUNIUS ANNAEUS NOVATUS GALILIO. Uma certa carta encontrda na antiga Delfos dizia:

“Como escreveu meu amigo e procônsul de Acaia, Lúcio Junio Gálio.... o imperador Cláudio.”

Como podemos ver, as Escrituras Sagradas é fiel até nos detalhes.

Outro detalhe a respeito de Paulo é que ele morreu degolado pela espada e não crucificado como outros apóstolos. Cidadão romano não era crucificado....

Nenhum comentário:

Postar um comentário