quinta-feira, 12 de novembro de 2009

JOSE DO EGITO

Leitura bíblica ( Gênesis capítulos 37 ao 50 )

Jose foi o filho mais novo do patriarca Jacó que tinha 12 filhos que por sua vez são os pais das doze tribos de Israel. A Bíblia nos diz que seus irmãos o venderam aos mercadores de escravos, pois sentiam inveja de Jose. Chegando como escravo no Egito Jose foi trabalhar na casa de Potifar, lá, injustamente foi vitima de uma calunia e acabou indo para prisão contudo sua sorte começou a mudar quando mais uma vez voltou a se manifestar por meio dele uma unção especial para interpretar sonhos, sabendo o rei sobre a habilidade de Jose chamou-o para interpretar um sonho referente a sete vacas gordas e sete vacas magras e vendo o rei que nele havia sabedoria conferiu-lhe a honra de ser um grão-vizir ou governador do Egito.





Uma coisa intrigava os historiadores por que não havia nenhum testemunho egípcio sobre esse governador chamado José??? A resposta veio por um detalhe: Uma interrupção cronológica nas dinastias dos faraós indicavam como sendo aquela á época em que Jose governou no Egito entre os anos de 1780 à 1546 a C. período em que o Egito havia sido dominado por forças estrangeiras.

As forcas estrangeiros que dominavam o Egito chamava-se OS HICSOS. Um historiador egípcio testemunhou a derrota de seu povo, seu nome era Mâneto, ele disse que “não sei por que Deus estava distante conosco. Surgiram de improviso homens de nascimento ignorado, vindos das terras do oriente. Impôs dominar o Egito, por fim elegeram rei um dos seus. O nome dele era Salatis, vivia em Mênfis, e impôs tributos ao alto e baixo Egito.

A maneira que a Bíblia descreve a elevação de Jose a vise-rei chega a ser de um rigor quase protocolar. “e tirou faraó o anel de sua mão e o pôs na mão de Jose, e o fez vestir de vestidos de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço, e o fez subir no segundo carro...” ( Gêneses 41.42-43 ).

Assim que os artistas egípcios representavam em murais e relevos as investiduras solenes e da mesma forma é representado o desfile publico em que o primeiro carro cabia ao soberano e no segundo tomava lugar o mais alto dignitário do reino. Varias são as provas arqueológicas que localiza o reino dos Hicsis como na época do governo de José.

Primeiro jamais um faraó egípcio iria colocar como governador “um habitante da areia” não havia algo mais desprezível para os egípcios do que os pastores de ovelhas. a própria Bíblia testifica disto dizendo: “todo pastor de ovelhas e abominação para os egípcios.(Gênesis 46.34 ). O grande egiptólogo americano Jamis Henry Breasted afirma: ‘naquela época, era bem possível que um chefe da tribo de Israel tivesse conseguido uma alta posição naquele reino.” Um outro dado favorável e o numero abundante de funcionário com nomes semíticos inclusive se achou nomes como Jacob

Um comentário:

  1. Olá Valdemir, tudo bem? Quero parabenizá-lo pelo esforço em servir ao nosso Senhor Deus aqui na internet, divulgando a Sua Palavra. Deus seja louvado e que Ele te abençoe hoje e sempre. Também tenho um blog, publiquei uma matéria sobre José no Egito, dê uma olhada.

    http://cienciadacriacao.blogspot.com/2009/11/as-moedas-de-jose-no-egito.html

    Fique na PAZ!

    ResponderExcluir